domingo, 20 de março de 2011

JOGUE A PRIMEIRA PEDRA!

Bom Dia..


Esta semana olhando os posts do meu Facebook, deparei com um em especial.. uma nota fiscal com erro de cálculo onde, aparentemente, lesava o cliente em quase R$ 80,00 (vejam a nota abaixo).

Em primeiro momento vamos crucificar, apedrejar e quem sabe excomungar.. mas vamos aos fatos:

O Restaurante Arábia (como não moro em SP não conheço) parece ser uma instituição idônea, tanto que publicou resposta em vários locais para que a população pudesse verificar e acompanhar (http://blog.arabia.com.br/conta-errada-arabia-cafe/).

Seria este um caso isolado ou podemos refletir sobre isso? Acredito que podemos usar este case para estudarmos.

Uma administração baseada unicamente em um software, em sua maioria sistemas operacionais rodando Microsoft (eu mesmo uso também), onde sabemos que se não travou ainda vai travar e teremos que reiniciar o sistema. Softwares proprietários também são outro problema, estamos engessados àquela empresa que contratamos para nos prestar os devidos atendimentos (não... não sou defensor so software livre, apesar de ter uns que são excelentes), então chegamos ao ponto: O que vamos fazer?

Sim.. temos que usar um Sistema Operacional, ter algum profissional que saiba fazer as devidas manutenções para que ele não trave, ou para apresentar soluções para melhorá-lo, e também temos que adquirir um software para nossa empresa para que possamos fazer a devida gestão, ainda mais em um tempo onde tudo é realizado eletrônicamente (NFe), entra então a melhor das soluções: realizar ações que o Restaurante Arábia (segundo suas publicações) tem feito: conferência manual em todas as notas, perde-se alguns segundos e umas clicadas nos botões da calculadora, porém ganha-se um cliente satisfeito que certamente fará uma propaganda boa do seu estabelecimento.

Vale o ditado: é penoso subir uma parede de escalada, mas quando chega-se ao topo é glorioso, porém para cair não é necessário muito, basta escorregar e logo chega-se ao chão e da forma mais dura.

Deixarei uma questão: se você fosse o cliente da pré-conta acima, e ao invês de receber este valor receberia ele da seguinte forma (veja abaixo):


O QUE FARIA? JOGUARIA TAMBÉM UMA PEDRA? SAIRIA ESPALHANDO ESTA NOTA?

Aguardo ancioso seus comentários

Abraços
Marcelo Dipp

P.S.: Peço desculpas ao Restaurante Arábia por alterar em PhotoShop a Pré-Conta, e parabenizo pela prontidão em responder aos clientes em blogs o ocorrido.(Certamente um dia irei almoçar em vosso restaurante - adoro comida árabe)

Um comentário:

  1. MArcelo, será um prazer recebê-lo em uma de nossas unidades!

    Estamos tomando providências para descobrir se mais alguém foi prejudicado antes dessa ocasião!

    Acho que ser claro e transparente com o cliente é uma obrigação e por isso expliquei detalhadamente tudo o que ocorreu!

    Obrigado por ajudar a divulgar nossa nota explicativa!

    ResponderExcluir