quarta-feira, 13 de abril de 2011

ATENDIMENTO FORA DE HORA, É BOM PARA A EMPRESA?

Vamos a mais um assunto que deve interessar a muitos leitores.

Hoje vou me focar na pauta de horário de trabalho.

Uma empresa "X" determinou que seu horário de atendimento ao público externo inicia às 8:30, realiza um intervalo de almoço das 11:30 às 13:00 e tem seu término às 18:00.

Vamos aos questionamentos:

1) A empresa pode abrir suas portas antes das 08:30?
2) Horário de almoço podem ser sacrificados para atendimento ao público?
3) Quanto a ficar agendar com cliente após às 18:00? É justo para a empresa?
4) Como ficam os horários de plantões das empresas?

Questão 1)
Por experiência, quando a empresa é prestadora de serviços, e determinado serviço tem que estar ativo antes deste horário, é completamente justificável, porém quando trabalhamos no comércio (entende-se venda de qualquer produto, desde balas até mesmo imóveis) as portas tem que serem abertas somente no horário especificado, para que o cliente não fique viciado em ir naquele "pré-horário" para ser atendido. Quantas vezes não nos deparamos com uma empresa que está com as portas chegadas e só abre realmente no minuto certo, nem antes nem depois? Encontramos a mesma situação. Portanto, no meu ponto de vista, acredito que é um mal a ser corrigido na sua empresa se esta tem funcionários que os atendem fora do horário previsto.

Questão 2)
Os almoços podem sim serem sacrificados, contanto que o funcionário faça seu intervalo posteriormente, pois de acordo com as leis trabalhistas, todo e qualquer colaborador que trabalhe pelo menos 8 horas, TEM direito a intervalo de almoço.

Questão 3)
Os atendimentos pós horário de trabalho não correm o risco de "viciar" o cliente.. este já vem "viciado", ou seja.. este é um cliente que não virá esporadicamente, virá várias vezes, e no dia que não puder ser atendido, seja porque o atendente tem um complromisso médico, seja porque quer simplesmente sair no horário, este cliente fará a "caveira" da EMPRESA e não do atendente. Portanto não é benéfico atendê-lo fora de hora como não é nem um pouco justo com a empresa que será negativada no modo "boca-a-boca".

Questão 4)
Os plantões são horários extra-empresa, já determinados para atendimento desse cliente que não pode comparecer no horário comercial, porém se é estipulado que o plantão inicie no horário X e termine no horário Y, devemos obedecer, pois caso contrário, as consequências serão as mesmas das questões 1 e 3.

Atendimento, para quem trabalha com vendas, fora do horário pode gerar uma receita maior para a empresa? SIM. Mas a que consequências? Cliente viciado, cliente insistente, cliente que avisará a todos que sua empresa não tem horário, e com certeza isso não é benéfico. Lembre-se de que empresa séria, é rigorosa com seus horários, e muito mais valorizada.

Vamos lembrar que os clientes que entram em sua empresa às 17:50(por exemplo) não podem ser escurrasados as 18:00, porém peça licença a seu cliente, feche as portas e volte a atendê-lo até que ele saia satisfeito.

Faço a pergunta, vale a pena ficar um pouco mais?

Vamos nos colocar no papel do cliente: Quero um produto, a empresa atende só naquele horário, dou um jeito e me enquadro no horário dela e recebo um tratamento de primeiríssima qualidade, ou dou um jeitinho para que eu possa ser atendido fora do horário, correndo o risco de ter um atendente de cara amarrada por ter um cliente-mala segurando o horário dele?
Aos olhos do cliente: a empresa é muito rígida nos horários, porém é extremamente séria e competente. A empresa não tem horários, será que vou mesmo ser atendido hoje, será que serei bem atendido?

Digamos que você, mesmo assim, atenda fora do horário, ficou com o cliente por 1h ou 1:30h, e no final o não era o que o cliente queria e não efetivou a venda. Prejuizo de tempo para você, para o cliente que não comprou e para a empresa que teve que ficar "aberta" sem necessidade.

Aguardo opiniões.

Abraços
Marcelo Dipp

Nenhum comentário:

Postar um comentário