quinta-feira, 16 de setembro de 2010

LIDERANÇA, QUAL O PAPEL DO LIDER DE UM EQUIPE?

Bom Dia a todos que vem acompanhando meu blog, sei que demorei um pouco para publicar este post, porém meu trabalho para vocês não se resume a apenas expor minhas idéias, tenho também a obrigação de pesquisar e amparar minhas idéias em algo real e concreto, para que possamos debater e tirar um melhor proveito das matérias.

Seguindo o assunto....

Liderança, qual o papel dos líderes de equipes que estão no mercado atualmente?  Entendam que estou falando da maioria dos líderes e não de todos, não pretendo generalizar...

Líder: é a pessoa na qual foi colocada a responsabilidade de manter uma equipe unida e com um mesmo objetivo para esta ou aquela tarefa.

Sim... o líder tem essa função, porém nesta definição temos subentendido para a maioria das pessoas que o Líder, para atingir determinado objetivo, tem que MANDAR em sua equipe, e muitas vezes (vejam bem, não são poucas e nem casos isolados) entendem que cada um de sua equipe é um "funcionário dele". Será que está correto esta forma de pensar?

Vou voltar no tempo e refletir com vocês um pouco: quando em minha época de jovem no movimento escoteiro, tinha em minha patrulha (patrulha = conjunto de no máximo 8 jovens onde cada um possui um cargo hierárquico - e digo minha pois eu era o Monitor desta) um irmão escoteiro que possuia deficiência mental, só que ao tratar ele como qualquer outro de minha equipe, ele encontrava uma motivação maior para executar as atividades propostas, já quando este mesmo jovem era remanejado para outra patrulha, outros monitores não tinham a mesma postura com ele e o tratavam como (desculpem o termo) um doente mental, ou seja, alguém que não seria capaz de ajudar.. agora se ponham no local deste jovem, como ficava sua motivação diante de um líder que sabia de suas limitações mas mesmo assim o tratava como igual e outro líder que sabia de suas limitações e o tratava como um estorvo na sua equipe?

O líder tem um fator determinante de movitação da própria equipe, e com isso conquistar o sucesso ou derrota.

Bom, Líder é diretamente proporcional a motivação, mas não é só isso.. Líder é também o coordenador da equipe, ele não vai mandar, até porque ele tem que atuar e trabalhar junto com a equipe, mas sim coordenar e distribuir as tarefas para sua equipe (vejam bem: EQUIPE e não funcionários).

Outra boa definição de líder é ser o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados

Existem três implicações importantes para a definição de liderança:


1ª) A liderança envolve outras pessoas: Onde houver mais de uma pessoa, haverá a necessidade de um líder, o que contribuirá na organização de um trabalho, tarefa ou até mesmo no convívio familiar.

2ª) A liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre os líderes e os demais membros do grupo: A distribuição de poder dentro de uma empresa é sem dúvidas sua ponte para crescimento.

3ª) A liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos seus seguidores– Pode até faltar os recursos, só não pode faltar a criatividade para criá-los.

Ainda existem os diferentes tipos de líderes:

A) Autoritário - aquele que determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo. Conduta condenável, esta postura e não é válido este tipo de comportamento. É uma pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as idéias de outro membro do grupo , é uma pessoa déspota também subestimando e diminui o grupo.

Conseqüência: A reação do grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo.

B) Indeciso- Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão “ deixa como esta ,para ver como é que fica”.
Conseqüência: A reação do grupo é ficar desorganizado, gera insegurança e atritos, é como um barco sem leme, não sabe para onde vai.

C) Democrático- É o líder do povo, pelo povo, e para com o povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático é de suma importância para o progresso e sucesso de uma organização. Tal como um sacerdote, que posso dar o exemplo de Moisés do Egito,( quando estava com o povo defendia Deus, quando estava com Deus defendia o povo).
Conseqüência: A reação do grupo é de interação, participação, colaboração e entusiasmo.

D) Liberal - Aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes. Apresenta apenas alternativas ao grupo.
Conseqüência: A reação do grupo geralmente é ficar perdido, não ficando coeso.

E) Situacional - É aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação.
Conseqüência: A reação do grupo é de segurança e motivação por certo tempo.

F) Emergente - Diz respeito aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação especifica. Por exemplo, num caso extraordinário, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato.
Conseqüência: O grupo reage bem, participa, colabora, sabendo que se houver emergência, o líder saberá o que fazer


Sei que o assunto LÍDER é muito amplo e seria tema até de palestras, por este motivo não me estenderei muito mais, deixarei para reflexão dos amigos, e aguardo seus comentários.

Tenham um bom dia.

Marcelo Dipp
Gestor de TI e Empresas



fonte de pesquisa: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/lideranca-e-seus-tipos/20854/

2 comentários:

  1. oi!!
    minha visão de liderança, em poucas palavras, é a seguinte: um líder deve ter a sensibilidade necessária para entender o potencial de cada um de seus funcionários (entender o quanto se é capaz de extrair de determinada pessoa). além disso, deve ser forte o suficiente para impor e organizar sua equipe sabendo distribuir de maneira adequada as atividades de acordo com cada pessoa.
    somo ainda ao papel de líder, aquele que é responsável por manter a motivação de seu pessoal, mesmo quando se tem muita pressão no trabalho.
    em outras palavras: Líder não é necessáriamente um chefe mas sim aquele que coordena, cativa e motiva as pessoas em sua volta. líder é algo nato. qualquer pessoa pode vir a ser chefe, mas dificulmente um chefe se torna um líder!
    ;-)
    abraços

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  2. Oi tudo bem?

    Temos novidades no blog do Stúdio Green Heart

    Se puder de uma olhada


    Um grande abraço

    Atenciosamente

    Jhow Carvalho e Tina Glória

    Obs: As postagens não são devidamente comentadas pois este blog possui fiz comerciais

    Grato pela compreensão

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