quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EMPRESA ENGESSADA?

Bom Dia...

 

Conversando com amigos sobre meu post anterior (http://itilcertify.blogspot.com/2010/08/o-espacoso.html) chegamos a uma ramificação deste tema: EMPRESAS ENGESSADAS, que por estar com processos altamente definidos e colaboradores extremamente eficientes em cada função, não consegue liberar espaço para seus colaborares crescerem.

 

Entramos também nesta discussão em um assunto chamado de Gestão do Conhecimento. Essa Gestão prima que todo e qualquer conhecimento adquirido deve ser documentado para que possa ser repassado para, em caso de falta ou se promoção de um determinado colaborador, que o próximo a ocupar o seu cargo tenha condições de assumir inteiramente as responsabilidades e esteja a par do que ocorre com seu cargo.

 

Bom, entra então uma nova questão, se a empresa tem implementado todo um sistemas de processos bem definidos, uma política de gestão do conhecimento bem aprimorada e devidamente documentada, porque o funcionário “fulano” não pode ser promovido, uma vez que ele é um “gigante”(leiam o post “O ESPAÇOSO”)?

 

A resposta poderia parecer simples e óbvia: PROMOVA ELE! Até para que outras pessoas tenham as mesmas oportunidades, mas infelizmente quem gere as empresas não são os sistemas(pelo menos não ainda) e sim seres humanos, passiveis de todo o tipo de falha e até mesmo de inveja, e é por estes motivos que muitas vezes ouvimos dizer: não podemos promover o fulano de tal pois ele é INDISPENSÁVEL para a função. Ora, vamos recapitular, se a gestão do conhecimento reza que devemos documentar tudo para que o sucessor possa trabalhar sem problemas, ninguém é indispensável, pelo contrário é dispensável para que se ocupe um cargo maior e de mais responsabilidades.

 

Vocês podem estar se perguntando: certo Dipp.. mas e se a pessoa atingiu o máximo que ela poderia atingir... para onde seria realocada para que pudesse crescer mais ainda?

 

A resposta é certa e muitos já ouviram isso de outras pessoas e até mesmo já saiu em uma matéria no Programa jornalístico Fantástico, da emissora de TV Rede Globo, no quadro do Max Gehringer [Empregos de A a Z]: Procure outro emprego e solicite para sua empresa uma carta de recomendação, pois certamente sendo um profissional nestas condições haverão novas oportunidades.

 

Espero ter debates com esses posts, e a partir de agora o blog será destinado a temas sugeridos e voltados para a área empresarial e de gestão.

 

 

Atenciosamente,

 

Marcelo Dalsochio Dipp

Gestor em Tecnologia da Informação

itil.jpgcid:image003.jpg@01C9854B.7FDBEA50marcelo.dipp@terra.com.br

cid:image004.jpg@01C9854B.7FDBEA50dippnetworks@hotmail.com

 

 

2 comentários:

  1. Oi tudo bem?

    Muito legal seu blog.

    Quando tiver um tempinho de uma olhada no nosso blog.

    Somos um stúdio de publicidade...

    Relacionado ao meio ambiente.

    Além de divulgar nosso trabalho falamos de algumas preocupações ambiente.

    E também colocamos histórias em quadrinhos.

    O blog está sendo atualizado diariamente.

    Beijos.

    Tina Glória

    ResponderExcluir
  2. Muito grata Marcelo.

    Um grande beijo...

    Ah todas as sextas as 13h vou colocar um hisória em quadrinhos nova.

    E as quartas também a uma tirinhas da Cassilda uma personagem minha.

    Sempre que puder va lá

    ResponderExcluir