quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

COMO MONTAR SUA EMPRESA - PARTE 2

Bom Dia a todos que leem meu blog...

Confesso que estava um tanto quanto desmotivado a escrever no blog, não acreditava que houvessem leitores, porém dia 19 de janeiro pela manhã recebi um e-mail da leitora Natália, elogiando meus artigos, isso fez com que me motivasse e continuasse com a série COMO MONTAR SUA EMPRESA.

Recapitulando:

Tinhamos que ter uma idéia, convencer uma, duas ou algumas pessoas a entrar como sócios, pesquisar o mercado, marcar uma reunião com os sócios, escolher o nome da empresa, fazer um contrato social estipulando a parte de cada um e o compromisso de cada um.

Recentemente, enquanto olhava um programa de televisão, ví uma reportagem que me chamou a atenção (mais uma vez foi do consultor Max Gehringer), onde comentava que a escolha do sócio é tão importante que pode decidir o futuro da empresa, e usando as palavras dele: " o sócio errado, NUNCA será o sócio certo para o negócio!" e é verdade.

As vezes pensamos, vou escolher meu conjuge para parceiro no negócio, assim a empresa ficaria em família. Se pensarmos dessa forma já estamos escolhendo errado, pois parceiro é uma coisa.. sócio é outra totalmente diferente, claro.. podemos ter sócios que são parceiros, mas o inverso nem sempre é recíproco. Vamos aos fatos para exemplificar: Sua esposa, ou seu esposo, eles conseguiriam te cobrar para que o negócio fosse adiante, será que eles se empenhariam em vestir a camisa da nova empresa para que tenha realmente lucro? se a resposa foi não em alguma parte.. esqueça, seu conjuge é melhor como parceiro em sua relação amorasa do que como sócio em um negócio seu.

Certo... agora que já escolhemos "o" ou "os" sócios do negócio, consegui vender a idéia para eles, pesquisei o mercado, me reuni com eles para estipularmos cotas e deveres de cada um, escolhemos o nome da empresa (lembrem-se de olhar no HTTP://REGISTRO.BR se o domínio com o nome escolhido está livre...pq não iria ser nada agradável planejar toda uma empresa, criar logo... e quando for para publicar na internet descobrir que o nome de sua empresa já existe na internet... ) e por último já criamos o contrato, agora devemos partir para o PLANO DE NEGÓCIOS, ou o famoso PN.

O Plano de Negócios nada mais é do que o resumo da sua empresa, na forma de um trabalho científico, com dados do mercado, dados de todos os sócios e muitas outras coisas que irei explanar aqui.

O PN é tão importante, que quando for solicitar um financiamento em alguma instituição financeira, a primeira coisa que lhes pedirão será o PN, pois é através dele que conseguirão fazer uma análise de risco de sua empresa.

Para um bom PN o ideal é contratar o serviço de algum consultor, para que se tenha uma pessoa olhando de fora o seu negócio e explaná-lo de forma mais polida.

No PN consta qual é a natureza da empresa, onde ela está instalada, o que tem de bens, Análise SWOT ( é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.), infra-estrutura, recursos humanos e físicos, cronogramas das atividades, descrição e detalhamento dos produtos ofertados pela empresa, explanação de como será o mercado que a sua empresa enfrentará, como será elaborado as ações de marketing e a gestão de finanças, cronograma das metas e para finalizar currículo de cada um dos sócios.

Nota-se que não é tão fácil elaborar um bom PN, mas não se desesperem, como já falei, o ideal é deixar um profissional fazê-lo, porém se quiser tentar montar o seu próprio PN, eu e a Estela (que a partir de agora contribuirá com o blog com matérias do estilo politico-sociais a nível empresarial) teremos o maior prazer em ajudar você, amigo leitor.

Aguardem novos post, e podem comentar a vontade.

Abraços
Marcelo Dipp


Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT) em 25/01/2012
Livro: PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPRESAS NA INTERNET - Editora Lebooks - Autor Dailton Felipini - Livro de distribuição gratuita no site: http://www.lebooks.com.br

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